Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

A criatividade e inovação como elementos motivacionais

As mudanças nas organizações são constantes, tendo em conta as exigências constantes do mercado. Para acompanhar essas alterações de perspetivas de mercado e de fazer negócio, as empresas devem investir em dois componentes importantes, a criatividade e a inovação.

 

A rotina, o excesso de tarefas e os prazos apertados, podem muitas vezes ser um vilão para o desenvolvimento de novas ideias que distingue as instituições umas das outras. A impressão que dá muitas vezes é que estão todos em busca dos mesmos objetivos mas sem um diferencial.

 

Para que a equipa de qualquer empresa esteja motivada a criar e inovar, é preciso que cada um compreenda o seu papel no processo de criação e inovação. Estes dois elementos não funcionam caso não haja investimentos da parte da empresa como também da forca de vontade e do interesse das equipas. É uma responsabilidade que tanto a empresa e as equipas devem assumir, para que não tenha uma monotonia exagerada na organização.

 

Paginas Amarelas-2.jpg

A comunicação é um agente fundamental para que as equipas possam deixar afluir a imaginação e consequentemente a criação e inovação espontânea. As grandes ideias, em muitos casos, surgem de conversas informais que são posteriormente tratadas de forma formal.

 

A reciclagem e o aprendizado continuo também é um grande aliado nesse processo. É evidente que nem sempre há espaço para estudos contínuos, mas ainda sim, é necessário um esforço mútuo (empresa e equipe), para que não caiam na estagnação.

 

Nesse contexto a motor é a motivação das equipes empresariais. As equipes quando motivadas, podem permanecer nas empresas até nas situações menos favoráveis. Aqui, a motivação não pode ser compreendida, apenas no parâmetro financeiro, ela atinge outras fases, como oportunidade, confiança e entre outros que fazem toda a diferença.

 

Desta maneira, é importante que cada um que faz parte da empresa, sinta-se livre e apto para desenvolver capacidades criativas e inovadoras.

 

Não deixe que a lâmpada da criação se apague. Crie, inove!

 

Por Cheila Delgado