Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

As equipas que compartilham histórias pessoais são mais eficazes

Tenho a certeza que qualquer profissional que esteja no mercado há algum tempo já sofreu a frustração de estar em uma equipe que sinta-se um peixe fora da água. Esse tipo de situação, normalmente leva a conflitos entre membros de equipa e um clima de tensão e desconfiança no seio das organizações.

 

A sensação de fazer parte é importante para que cada membro da equipa possa sentir livre para compartilhar situações boas e menos boas que irão enriquecer a vida profissional dos demais colegas.

 

Quando existe uma certa a vontade entre os colegas de trabalho, há uma maior e melhor comunicação, o que facilita a desimanação e compartilhamento de informações no ambiente de trabalho. Quanto maior a comunicação, menor a chance das pessoas não terem em mãos todas as informações para o bom desempenho no dia-a-dia de trabalho.

 

É de realçar que o compartilhamento de informações muitas vezes pode ser pessoal, o que ira depender do grau de intimidade que os funcionários têm entre si, o que acaba por ser uma vantagem, afinal quanto melhor as pessoas se conhecem, melhor a conectividade entre elas.

 

w.jpg

 

 

Uma forma muito interessante que a autora desse artigo Francesca Gino, coloca como sendo uma boa prática para uma boa comunicações entre as equipes são práticas semanais de reuniões onde cada um tem a liberdade de falar de aspetos bons dos seus colegas. Essa prática, além de criar uma aproximação entre os membros de equipa, proporciona um alinhamento de perceções sobre os mesmos.

 

Na linha desse artigo, podemos dar o exemplo também da empresa Directel Cabo Verde, que tem uma dinâmica semanal com os seus funcionários, onde destaca um por semana para fazer a apresentação de um artigo. De seguida são todos chamados a colocarem o seu ponto de vista o que cria um clima de discussão de ideias saudáveis e enriquecedoras.

 

Portanto, ainda que não tenhas grau de intimidade suficiente com o seu colega de trabalho, partilhe com ele suas boas e más experiencias. Com certeza isso será o inicio de trocas de conhecimentos que só acrescentará á sua vida profissional.

 

 

Por Cheila Delgado

Fonte: https://hbr.org/2016/04/teams-who-share-personal-stories-are-more-effective