Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

Como analisar as taxas de juro oferecidas pelos bancos

A decisão de fazer um empréstimo bancário surge juntamente com algumas dúvidas que muitas vezes leva o cliente a escolhas não muito assertivas. As inúmeras ofertas disponíveis no mercado e que variam com a finalidade de cada cliente, torna a decisão desafiadora para quem deseja fazer um empréstimo bancário.

A tendência é sempre escolher a taxa de juro mais baixa, por exemplo o banco xpto oferece 6.5% e o banco xy 5%, a tendência é sempre optar pelo banco xy. Mas existem aspetos que devemos levar em consideração antes de fazer essa escolha, como por exemplo, questionar se a taxa de juro é nominal ou efetiva.

Paginas Amarelas.jpg

 

 

 

O que é taxa de juro nominal?

 

taxa nominal é uma taxa de juro que representa o preço do dinheiro, e que serve de referência quanto ao custo do dinheiro emprestado pelas instituições bancárias por um período determinado de um ano.

 

Num crédito a taxa nominal é a base para se calcular a prestação mensal, contudo a sua unidade de tempo não coincide com o período de capitalização, ou seja essa taxa não inclui todos os custos desse crédito.

 

O que é taxa de juro anual efetiva global (TAEG)?

 

Entende-se como o custo total de um crédito ao consumidor. É expresso em percentagem anual do montante do crédito recebido e cobre as despesas de cobrança de reembolsos e pagamentos de juro, bem como restantes encargos obrigatórios a suportar pela entidade credora (impostos, selos fiscais, seguros, etc).

 

A  taxa de juro Nominal, é aplicada em todas as aplicações financeiras e deve estar presente em todos os contratos de crédito, porém para realizar o cálculo dos juros utiliza-se a taxa efetiva. Esta por sua vez, possui a mesma unidade de tempo do período de capitalização o que torna os cálculos de juros mais realistas.

 

 

A informação da taxa nominal é obrigatória em todos os contratos de financiamento, no entanto é uma taxa pouco relevante no que diz respeito ao cálculo de juros.

 

Para comparação de créditos deve utilizar como referência a TAEG, pois sendo uma taxa efectiva, reflecte o custo total que irá ter com o empréstimo.

 

Por: Jandira Fonseca