Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

Como ser um executivo de sucesso?

As empresas preocupam-se sempre em ter pessoas instruídas, de alto nível de liderança e visão estratégica à frente das suas decisões. No entanto isso nem sempre é uma realidade, o que pode ser o começo do insucesso de uma organização.

 

No momento em que um novo executivo é contratado por uma empresa, trás com ele a espectativa e o dever de ser uma mais-valia para a mesma. Afinal, confiaram a ele a missão de ser a primeira voz, o primeiro olhar, o primeiro pensamento em tudo que diz respeito a decisões ligadas a empresa que representa.

Paginas Amarelas-7.jpg

 

O inicio é sempre mais difícil, pois há uma tendência de que o se fazia até então estava errado. No entanto, essa não é uma estratégia eficiente. É necessário aproveitar das características positivas e trabalhar com o foco na melhoria e não na substituição.

Deixamos algumas dicas para não cair na tentação de cometer os maiores erros da maioria dos novos executivos:

 

1 - Tenha bom senso na implementação de novas ideias: é certo que como sendo o novo contratado da empresa, está cheio de ideias que na sua opinião é melhor para empresa. É melhor que não o faça de forma brusca e autoritária, isso poderá desestabilizar o ambiente empresarial. Chegar e querer mudar a visão da empresa não é uma boa estratégia.

 

2 - Partilha experiencia de boas ideias implementadas em cargos anteriores: os seus subordinados terão mais confiança em si e no seu trabalho se tiveres um histórico de feitos bem-sucedidos nos cargos de liderança que já ocupaste.

 

3 - O foco deve ser sobre o ambiente interno e não externo: preocupar demasiadamente com o que a imprensa dira sobre o seu trabalho, pode fazer com que o ambiente interno sinta-se esquecido. A atenção deve ser sempre de dentro para fora e não o contrário.

 

4 - Não caminhe sozinho: o trabalho em equipa e com a equipa lhe fortalecerá como líder. Delegar, pedir ajuda, perguntar, não lhe fará menos chefe. Isso pode ser uma boa estratégia para saberes com que podes contar em cada situação e de ficares mais pertos dos seus colaboradores e a par do que se passa na sua empresa.

 

A autoconfiança não é sinónimo de isolamento e falta de interação com o resto da sua equipa, muito pelo contrário. Não conseguirás implementar todas a ideias que surgem na sua cabeça. Mas acredite, que implementarás as que quiseres, desde que tenhas os seus colaboradores do seu lado para caminharem juntos.

 

Por Cheila Delgado