Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

Meu colega de trabalho virou meu chefe, e agora?

Com a ascensão ao mundo do trabalho, qualquer profissional que vislumbra novos caminhos e novas conquistas, sempre passará por etapas onde, mudanças de cargos são inevitáveis. Em alguns casos, o seu colega de trabalho pode ascender à seu chefe, facto que condiciona na maioria das vezes uma mudança à nível comportamental.

 

Para ambos os envolvidos nessa situação, não é uma tarefa fácil, pois terá que haver um reajuste nos comportamentos, que caso não seja encarado com naturalidade e acima de tudo maturidade, pode gerar situações constrangedoras ou até desagradáveis.

 

“Tornar-se o chefe de um ex-colega de trabalho é uma tarefa difícil, por isso tente ser compreensivo e profissional. As pessoas podem não entender a amizade existente e, sem intenção confundir os relacionamentos pessoais e profissionais. Se você é um dos ex-colegas do seu atual chefe, você provavelmente terá de mudar a maneira de agir.”

 

chefe-trabalho-escritorio-reuniao-1409168661765_61

 

Algumas dicas para que nesses casos os relacionamentos profissionais e pessoais continuem saudáveis:

 

  1. Lembre-se que a transição de cargos pode ser tão difícil para o novo chefe quanto está sendo para você. Seu chefe também está em fase de experiência, e os testes são diários. Para ajudar o seu amigo, e atual chefe, sejasimpático e compreensivo.
  2. Deixe que o seu novo chefe defina o novo relacionamento entre vocês. Ele pode continuar sendo amigável, mas não se esqueça que agora ele é o seu chefe, e a sua postura não pode ser a mesma de antes.
  3. Trate os seus atuais colegas de trabalho com profissionalismo e educação. Isso vai ajudar natransição de cargos, assim você não tem que mudar completamente o comportamento quando ele se tornar o seu chefe. Seja respeitoso e tenha postura.
  4. Você pode até ter compartilhado suas insatisfações relacionadas ao trabalho quando eram colegas, mas diante da nova situação você deve pensar duas vezes antes de fazer isso. Se você tem alguma reclamação a fazer que seja de maneira construtiva e profissional. 
  5. Não se preocupe se o seu novo chefe contesta o seu modo de trabalho. Agora ele tem metas a cumprir e uma expectativa que você tem que corresponder. Agradeça os comentários e use as informações de uma forma positiva.
  6. Seja uma influência positiva sobre os colegas que sentem-se ressentidos com o novo chefe. A energia negativa dentro do ambiente de trabalho só vai gerar péssimos resultados. Explique aos colegas que como novo chefe seu amigo tem um novo papel, e consequentemente novas responsabilidades.

 

escritorio-colegas-de-trabalho.jpg

 

Algumas mudanças no ritmo ou na gestão habitual da organização devem ser preparadas de forma estratégica. A alteração de chefias, sendo uma mudança de topo pressupõe, muitas vezes, alterações de metas e acima de tudo a gestão das expectativas.

 

A meu ver, na existência de constrangimentos é importante todos os envolventes perceberem qual são os motivos: a nova forma de gerir? o facto de ser a pessoa escolhida? as suas competências? ou muitas vezes, o receio de corresponder, ou não, ás expectativas. Como gerir estas expectativas? Conhecendo-as, partilhando-as de ambos os lados. O diálogo, a frontalidade e o acompanhamento, poderão ser ferramentas importantes para minimizar os obstáculos iniciais, diz Leila Martins – Responsável de Outsourcing/ Recursos Humanos das Páginas Amarelas de Cabo Verde.

 

Por Cheila Delgado

 

Fonte:http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/07/19/951975/fazer-quando-um-colega-vira-seu-chefe.html