Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

O que fazer quando você não confia na sua equipa

Wanda Wallace e David Creelman começa o artigo com uma pergunta desconfortável: você confia nas pessoas da sua equipa?

O papel de um bom líder é trabalhar para criar um ambiente propício e ganhar confiança das pessoas da equipa. Mas e se não confiar nas pessoas que lidera? Nessa situação o líder terá de ser capaz de ter uma conversa aberta, honesta e direta ou seja dar um feedback construtivo para que essa pessoa mude seu comportamento.

A autora disse que no trabalho de coaching executivo que fizeram, descobriram que alguns padrões que dizem respeito a esses problemas e quase sempre tem mais a ver com a própria percepção do líder do que com o comportamento real da equipa.

Mas então o que fazer para resolver estas questões de desconfiança na sua equipa?

Sinais incompatíveis

Uma razão pela qual pode sentir desconfortável com os seus elementos da equipa é por causa de sinais incompatíveis. Esse sentimento é impulsionado por vários fatores e saber como lidar com eles é a chave para que a sua liderança seja bem sucedida. Um exemplo é por exemplo: quando uma pessoa faz uma revelação pessoal quente que muitas vezes aumenta a sensação de confiança pelo menos para algumas pessoas, o que muitas vezes pode não ir nessa optica.

Uma lista dos mais comuns

  • Divulgação pessoal -A partilha de sentimentos quentes e experiências pessoais;
    •Vulnerabilidade - A vontade de compartilhar erros, dúvidas, medos;
    • Lealdade - Demonstrando o compromisso com a organização e as pessoas individuais. 
    •Inclusivo - Incluindo outros para entrada ou tomada de decisões;
    •Apreciativa - Disposto a reconhecer e elogiar as contribuições de outros;
    •Aberto - Explorar facilmente novas ideias e novas abordagens;
    •Afinidade – Ter aspetos em comum com outra pessoa, compartilhando experiências e interesses semelhantes.

Outra maneira de obter sinais incompatíveis é ser mais transparente com a sua equipe. Um novo líder explicou a sua equipe que ele não compartilha informações pessoais, para que eles devem saber que se perguntaram-lhe questões pessoais, ele provavelmente apenas evitar responder a eles. Sua divulgação ajudou a equipe. Enquanto eles ainda preferem usar informações pessoais para construir a confiança, pelo menos eles não estavam a interpretar a sua falta de divulgação como um sinal de que ele não gostava deles.

Untitled.png

 

Estilos de trabalho incompatíveis

Quando o líder e a sua equipe tem uma compatibilidade muito grande as probabilidades de sucesso no trabalho a construir é grande. É de certa forma mais confortável para os membros da equipe quando se identificam com a maneira que o seu líder da seguimento ao trabalho.

Estilos de trabalho semelhantes proporcionam uma maior afinidade e sintonia entre líderes e equipas.

No entanto, quando o estilo é incompatível, a ação da pessoa em termos de boa intenção não vai ajudar muito. Mais uma vez, a transparência ajuda. Explique suas preferências, ajuda a pessoa a entender o que quer e o porquê. Se eles sabem o que queres a probabilidade de acertos e de um trabalho bem feito é quase uma certeza. Um detalhe importante é que a equipa tenha confiança no líder.

Tarefas Críticas

Outra razão que não pode confiar completamente em um dos membros de sua equipe é porque você é um especialista no que fazes e a sempre a dúvida se outra pessoa irá desempenhar a tarefa corretamente. Muitas vezes não é porque o líder não confia no trabalho que outra pessoa da sua equipa faz, pode ser um excesso de zelo natural tendo em conta que caso houver alguma falha as responsabilidades recairão em cima dele. O líder sabe que pode fazer o trabalho mais rápido e com mais precisão. Pode confiar na equipe em alguns aspetos, não apenas a sua capacidade de fazer o trabalho de forma adequada.

Há uma dica adicional para aprender na sua equipa está no bom caminho. Uma comunicação é um instrumento poderoso para que o trabalho seja eficaz, ou seja ande no caminho certo. Assim, a  falta de comunicação é um aviso de que a confiança não está a ser bem fundamentada.

A maioria das pessoas pensam que a confiança é uma decisão avaliada preto no branco. Confia ou não confia. Em relação aos negócios, a confiança raramente é tão clara. Posso confiar em seu conhecimento sobre um determinado tema, mas não o seu juízo sobre a contratação ou na comunicação de uma mensagem aos meus stakeholders (público estratégicos). Em vez de preto no branco, uma abordagem melhor é pensar na confiança mais como um instrumento de medição. Confiança sobe e desce dependendo das circunstâncias, da tarefa em mãos, a passagem política, o seu senso de segurança sobre a questão, bem como a natureza da relação. Desta forma, pensar em como aumentar a confiança não necessariamente para chegar a 100% de confiança. Não é que reações não importam, mas os líderes precisam ser muito mais analíticos na forma como eles aprendem a confiar em sua equipa. Infelizmente, não pode se livrar de todas as pessoas que você não confia totalmente, precisa sim, identificar melhor e corrigir as coisas que se interpõem no caminho da confiança.

Por Elizandra Brandão

Fonte:https://hbr.org/2015/09/what-to-do-when-you-dont-trust-your-team