Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

O segredo para o marketing em smartphones continua sendo o Email

Imaginemos um mundo conectado em simultâneo quase que pelos 5 sentidos. Um mundo em que, a velocidade da luz, conseguimos partilhar e buscar tudo aquilo que queremos e precisamos. Não é algo difícil de imaginar, não é? Afinal hoje tudo isso é possível graças aos smartphones e é cada vez mais difícil, vê-los como meros dispositivos inteligentes de comunicação. Gerimos a nossa vida a partir deles, dedicando assim boa parte da nossa atenção no dia-a-dia a esses gadgets.

 

Especialistas em marketing descobrem a cada dia novos canais de divulgação através dos smartphones. Aplicativos, design web para mobiles, campanhas SMS, anúncios, e muitos outros fazem parte do leque de ferramentas para divulgação da sua empresa através do mundo mobile. Infelizmente, todos esses acarretem custos enormes, para a empresa aliada as vezes uma fraca penetração do mercado. Existe porem, uma exceção inesperada: O E-mail; sim esta ferramenta tão antiga quanto a própria internet, vem se mostrando uma bastante e resistente na era do smartphone. É de certa forma estranho ver a hegemonia deste diante da proliferação das redes sociais e plataformas de mensagens que vem acontecendo nos últimos anos. O email destaca-se como a terceira actividade mais popular no uso dos dispositivos mobiles, perdendo apenas, para a navegação web e envio de mensagens sms. Metade dos emails lidos e enviados passa por esta plataforma.

 

Nico Mele, autor do artigo da Harvard Business Review e que presta serviços de acessória em marketing para empresa, encoraja sempre o uso de novas formas para se conectar com o cliente, mas defende que qualquer estratégia de marketing em plataformas mobile deverá usar o Email como “cavalo de força” para ser bem sucedido.

 

Segundo ele as empresas vêm abordando de forma errada o conceito de ter um aplicativo mobile, da mesma forma que apresenta ressalvas para a estratégia do mobile-first design. Embora sejam uteis, essas duas ferramentas apresentam custos elevados principalmente na sua fase inicial e na sua consequente manutenção/actualização. No caso dos aplicativos, ele defende que se deveria gastar mais na pesquisa de quem irá fazer o seu download e de quem efectivamente fará uso dele. Existem em cada uma das principais lojas (IOS e Android) cerca de 1,5 milhões de apps e em media 77% deles são desinstalados depois de 3 dias de uso. Em relação ao conceito mobile-first web design é indiscutível a sua necessidade nos dias de hoje para o sucesso de qualquer operação de marketing online. Mas para além dos custos inerentes que já vimos temos o desafio de adapta-lo a crescente diversidade de tamanhos de ecrãs disponíveis hoje. A sua utilização cria também dificuldades no usuário em qualquer interacção online mais sofisticada e precisa. Essas ferramentas têm a sua importância quando bem utilizadas.

 

Untitled.png

 

 

O Email é a ferramenta online que vem dominando por mais de 20 anos. O segredo reside no desafio de atrair e reter a atenção das pessoas assim como o formato de leitura dos emails que permite a sua boa adaptação tanto para ecrãs “Portrait” como para “landscape”. São muitos os dispositivos, meios de comunicação, canais e oportunidades fazendo com que toda a atenção fique fragmentada e difícil de medir. O email facilita a segmentação e uma medição precisa dos feedbacks visto que por definição, é uma forma única de identificação. Isso permite criar modelos de comportamento dos públicos e assim maximizar a cota de leitores/clientes.

 

Empresas que implementam um programa de Email Marketing conseguem ver o seu impacto positivo. A atenção retida com os emails traduz-se directamente em mais visitas nos sites das empresas e consequentemente em mais divulgação e maiores vendas. Não é algo novo, não é sexy mas é barato, simples e uma forma eficaz de arquitectar uma estratégia de marketing em plataformas móveis de sucesso.

 

Por Alvaro Duarte – Departamento de Marketing das Páginas Amarelas de Cabo Verde

Fonte:https://hbr.org/2015/11/the-secret-to-smartphone-marketing-is-still-email