Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

Porque os Milionários não utilizam lista de afazeres?

O pesquisador Kevin Kruse que é autor do best-seller Employee Engagement 2.0 da New York Times, e fundador do grupo Kruse, debruça sobre esse artigo para avaliar algumas controvérsias na utilização da lista de afazeres.

 

Nesta reflexão, kruse mostra as vantagens de utilizar o calendário (agenda) ao invés de uma lista de afazeres. Na pesquisa sobre gerenciamento do tempo e as melhores práticas para a produtividade, ele entrevistou mais de 200 bilionários, atletas olímpicos, estudantes e empresários. Ele pediu aos seus objetos de pesquisa que lhe dessem o seu melhor conselho sobre gerenciamento de tempo e produtividade. Nenhum deles jamais mencionou na lista de afazeres como uma ferramenta de apoio nesses quesitos.

 

Kruse enumera três grandes problemas da lista de afazeres: 

 

Em primeiro lugar, uma lista de coisas à fazer não leva em conta o tempo, ou seja, a tendência é executar as tarefas que podem ser concluídas rapidamente e deixar os que despendem mais tempo para depois; 

 

Em segundo lugar, uma lista de afazeres não faz a distinção entre o urgente e o importante. É claro que, o nosso impulso é sempre combater o urgente e ignorar o importante.  

Em terceiro lugar, ter uma lista de afazeres contribui para o estresse. Esse efeito é conhecido pela psicologia como o efeito Zeigarnik, em que tarefas inacabadas contribuem para pensamentos intrusivos, descontrolados. Isso leva-nos a sentir sobrecarregados no final do dia; 

Ao avaliar as informações de pessoas ultra-produtivas, foi constado que estes não funcionam a partir de uma lista de coisas a fazer, mas sim, vivem e trabalham a partir do seu calendário. 

 

Dave Kerpen, por exemplo, que é o co-fundador de duas startups de sucesso e autor de um best-seller do New York Time, revelou os seus segredos para concretizar os seus afazeres com êxito. «Se uma tarefa não está no meu calendário, não será feito. Mas se está, será feito. Eu agendo a cada 15 minutos de todos os dias para realizar reuniões, materiais de revisão, escrevo e faço atividades que precisam ser feitas. Participo de reuniões e para estas reservo apenas uma hora por semana, dentro do " horário de expediente” para os que queiram se encontrar comigo» - diz Kerpen.

Untitled.png

 

Conceito-chave para o gerenciamento de sua vida utilizando o seu calendário, em vez de uma lista de afazeres: 

1.     Verifique a duração do evento padrão no seu calendário para que este dure apenas 15 minutos. Pessoas Ultra- produtivas só gastam tanto tempo quanto for necessário para cada tarefa. A tendência é que quanto mais organizados em termos de tempo, menos tempo levas na execução das suas tarefas diárias. 

 

2.     Livre-se das coisas mais importantes no seu calendário. Não deixe-o encher aleatoriamente por aceitar todos os pedidos que lhe forem solicitados. Você deve primeiro ter clareza sobre sua vida pessoal e sua carreira e principalmente sobre as suas prioridades e assim, pré agendar horários para esses itens. Isso pode incluir, por exemplo, duas horas todas as manhãs para trabalhar no plano estratégico que o seu chefe lhe pediu. Entretanto, o seu calendário também deve incluir blocos de tempo para coisas como exercício, compromissos a noite ou outros itens que se alinham aos seus valores de vida. 

 

3.     Agende tudo. Em vez de verificar e-mail a cada 2 minutos, programe três momentos do dia para o fazer. Em vez de escrever "Chamar de volta a minha irmã " em sua lista de coisas a fazer, coloca-o em seu calendário ou melhor estabeleça uma hora todas as tardes para " telefonemas de retorno.” Terás com certeza um dia mais organizado.

 

Com esses conceitos apresentados acima, fica nítido que a lista de afazeres pode ser uma ótima companheira para que dia-a-dia seja mais produtivo e que no final haja um sentimento de dever cumprido. Por isso, esquece aquela lista de afazeres que muitas vezes fica pendurada no frigorífico e comece a utilizar o seu calendário. Confira depois os resultados.

 

Por: Jandira Fonseca - Departamento Financeiro das Páginas Amarelas de Cabo

Verde

Fonte:http://www.huffingtonpost.com/kevin-kruse/millionaires-dont-use-to-do-lists_b_7966024.html