Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

15
Abr16

Controle Interno

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Para compreender a importância do controle empresarial em todas as suas áreas de atuação, é indispensável estar conectado com todas a ramificações que a compõe. O controle é uma ferramenta fundamental para o fluxo contínuo e eficiente das informações internas das organizações.

 

“Em uma organização, o controle interno representa os procedimentos ou rotinas cujos objetivos são proteger os ativos, produzir os dados contábeis confiáveis e ajudar na condução ordenada dos negócios da empresa, representando os controles administrativos de maneira prática e clara.”

 

O controle interno envolve principalmente os aspetos administrativos e por isso, é visto muitas vezes como algo incomodativo. Em todas as áreas empresariais devem haver um controle dos planos feitos no começo do ano para avaliar os pros e os contras desses ativos. Dessa forma, é mais fácil adequar as estratégias as necessidade de cada departamento.

 

sq.jpg

 

 

O modelo de controle utilizado por cada empresa vai depender de alguns apectos:

  1. Tamanho e complexidade da organização: quanto maior a complexidade da empresa, maior e mais sofisticado devem ser os mecanismos de controle utilizados;
  2. Responsabilidades: a responsabilidade de prevenir fraudes e salvaguardar informações especificas e confidenciais da empresa, vai influenciar a forma de controle do sistemas informativos principalmente;
  3. O caracter preventivo: a utilização de um sistema que encaixe as necessidades da empresa em todas as áreas, irá constituir uma forma de proteção da mesma e inclusive das fraquezas humanas. O controle interno, possibilita uma redução dos erros o que proporciona há administração maior confiança nos dados partilhados no sistema.

O controle e a avaliação feito ao final de cada programa, deve ser um espelho de todas as oportunidades que foram criadas, assim como as ameaças encontradas ao longo do caminho percorrido.

Essa é uma tarefa difícil, pois exige certa imparcialidade, e por isso, deve ser feita por um especialista que possui tais características. Ela não se resume à fontes quantitativas e nem ao apontar de erros. Claro que os números são importante, mas é indispensável ouvir o parecer daqueles que fizeram parte da execução dos programas. Afinal os resultados dos números são a expressão do trabalho de cada um.

 

Por Cheila Delgado

Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/administracao/cursos/2196/gestao-de-controle-interno?gclid=CKWsrq76iMwCFcfgGwodbzsI3w

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Carrefour

    Excelentes dicas, discutimos isso esta semana na e...

  • Anónimo

    Te amo maninha... Bjs

  • Alcinda

    Assino por baixo da grande entrevista dada por est...

Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D