Educação Financeira
Uma das maiores dificuldades de quem trabalha e ganha um salário no final do mês é poupar. A maioria recebe para pagar as contas e satisfazer os seus gastos pessoais. Nisso, esquecem de que o dinheiro também deve ser gerido de maneira inteligente e estratégico. Isso é claro, se não quer terminar todos os meses no vermelho.
Existem alguns tipos de perfis que dizem respeito a maneira como cada um gere as suas finanças. Para identificar esses perfis é preciso que responda as seguintes questão:
- Eu controlo o meu dinheiro ou ele me controla?
- Costuma sobrar dinheiro do meu salário ou apenas pago contas?
- Eu sempre fecho o mês no vermelho?
- Faço compras desnecessárias?
Segundo a ENEF (Estratégias Nacional de Educação Financeira), “a Educação Financeira trata-se do processo no qual os indivíduos melhoram a sua compreensão em relação ao dinheiro e produtos com informação, formação e orientação.”
Um erro muito comum na hora de decidir se devemos ou não adquirir algo é esquecermos de analisar todas as despesas relacionadas à compra. A chave para uma melhor gestão das finanças é ganhar, economizar e investir.
Se tiver dívidas, negocie e segmente todas de forma que se encaixem no seu orçamento. Quando fizer isso, deve sobrar dinheiro. Então, guarde um pouco e invista o restante ainda na primeira semana. Segundo pesquisas a maioria das pessoas compram por impulso o que por vezes acaba por comprometer o orçamento mensal.
Afinal, todas as lojas/empresas são programadas para fazer o consumidor comprar. As promoções sempre vão parecer imperdíveis. Então, como dito, deixe as suas emoções de lado.
A educação financeira é um longo caminho, mas como toda jornada, ela começa com o primeiro passo. Esse passo deve ser assumido como um compromisso consigo mesmo para assim mudar a relação que tem com o dinheiro.
O melhor caminho para isso é abrir uma conta poupança/totocaixa/investir na bolsa de valores ou comprar o famoso cofrinho e começar a investir mensalmente. Muitos só conseguem se controlar financeiramente quando começam a ver seu dinheiro a multiplicando-se.No começo será difícil, mas quando conseguir fazer o dinheiro sobrar, pagando as contas e investindo, tudo valerá a pena.
Por: Amina Borges e Rosa Cortez