Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

Educação Financeira

Uma das maiores dificuldades de quem trabalha e ganha um salário no final do mês é poupar. A maioria recebe para pagar as contas e satisfazer os seus gastos pessoais. Nisso, esquecem de que o dinheiro também deve ser gerido de maneira inteligente e estratégico. Isso é claro, se não quer terminar todos os meses no vermelho.

 

Paginas Amarelas.jpg

 

Existem alguns tipos de perfis que dizem respeito a maneira como cada um gere as suas finanças. Para identificar esses perfis é preciso que  responda as seguintes questão:

  • Eu controlo o meu dinheiro ou ele me controla?
  • Costuma sobrar dinheiro do meu salário ou apenas pago contas?
  • Eu sempre fecho o mês no vermelho?
  • Faço compras desnecessárias?

Segundo a ENEF (Estratégias Nacional de Educação Financeira), “a Educação Financeira trata-se do processo no qual os indivíduos melhoram a sua compreensão em relação ao dinheiro e produtos com informação, formação e orientação.”

 

Um erro muito comum na hora de decidir se devemos ou não adquirir algo é esquecermos de analisar todas as despesas relacionadas à compra. A chave para uma melhor gestão das finanças é ganhar, economizar e investir.

 

Se tiver dívidas, negocie e segmente todas de forma que se encaixem no seu orçamento. Quando fizer isso, deve sobrar dinheiro. Então, guarde um pouco  e invista o restante ainda na primeira semana. Segundo pesquisas a maioria das pessoas compram por impulso o que por vezes acaba por comprometer o orçamento mensal.

 

Afinal, todas as lojas/empresas são programadas para fazer o consumidor comprar. As promoções sempre vão parecer imperdíveis. Então, como dito, deixe as suas emoções de lado.

 

A educação financeira é um longo caminho, mas como toda jornada, ela começa com o primeiro passo. Esse passo deve ser assumido como um compromisso consigo mesmo para assim mudar a relação que tem com o dinheiro.

 

O melhor caminho para isso é abrir uma conta poupança/totocaixa/investir na bolsa de valores ou comprar o famoso cofrinho e começar a investir mensalmente. Muitos só conseguem se controlar financeiramente quando começam a ver seu dinheiro a multiplicando-se.No começo será difícil, mas quando conseguir fazer o dinheiro sobrar, pagando as contas e investindo, tudo valerá a pena. 

 

Por: Amina Borges e Rosa Cortez