Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

29
Mai18

Educação Financeira

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Uma das maiores dificuldades de quem trabalha e ganha um salário no final do mês é poupar. A maioria recebe para pagar as contas e satisfazer os seus gastos pessoais. Nisso, esquecem de que o dinheiro também deve ser gerido de maneira inteligente e estratégico. Isso é claro, se não quer terminar todos os meses no vermelho.

 

Paginas Amarelas.jpg

 

Existem alguns tipos de perfis que dizem respeito a maneira como cada um gere as suas finanças. Para identificar esses perfis é preciso que  responda as seguintes questão:

  • Eu controlo o meu dinheiro ou ele me controla?
  • Costuma sobrar dinheiro do meu salário ou apenas pago contas?
  • Eu sempre fecho o mês no vermelho?
  • Faço compras desnecessárias?

Segundo a ENEF (Estratégias Nacional de Educação Financeira), “a Educação Financeira trata-se do processo no qual os indivíduos melhoram a sua compreensão em relação ao dinheiro e produtos com informação, formação e orientação.”

 

Um erro muito comum na hora de decidir se devemos ou não adquirir algo é esquecermos de analisar todas as despesas relacionadas à compra. A chave para uma melhor gestão das finanças é ganhar, economizar e investir.

 

Se tiver dívidas, negocie e segmente todas de forma que se encaixem no seu orçamento. Quando fizer isso, deve sobrar dinheiro. Então, guarde um pouco  e invista o restante ainda na primeira semana. Segundo pesquisas a maioria das pessoas compram por impulso o que por vezes acaba por comprometer o orçamento mensal.

 

Afinal, todas as lojas/empresas são programadas para fazer o consumidor comprar. As promoções sempre vão parecer imperdíveis. Então, como dito, deixe as suas emoções de lado.

 

A educação financeira é um longo caminho, mas como toda jornada, ela começa com o primeiro passo. Esse passo deve ser assumido como um compromisso consigo mesmo para assim mudar a relação que tem com o dinheiro.

 

O melhor caminho para isso é abrir uma conta poupança/totocaixa/investir na bolsa de valores ou comprar o famoso cofrinho e começar a investir mensalmente. Muitos só conseguem se controlar financeiramente quando começam a ver seu dinheiro a multiplicando-se.No começo será difícil, mas quando conseguir fazer o dinheiro sobrar, pagando as contas e investindo, tudo valerá a pena. 

 

Por: Amina Borges e Rosa Cortez

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Carrefour

    Excelentes dicas, discutimos isso esta semana na e...

  • Anónimo

    Te amo maninha... Bjs

  • Alcinda

    Assino por baixo da grande entrevista dada por est...

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D