Inteligência/equilíbrio emocional
Estamos numa era onde o conhecimento próprio é uma característica fundamental, para o desempenho das funções cada dia mais exigentes das empresas. O conhecimento e reconhecimento das suas capacidades e incapacidades, coloca-lhe num patamar emocional vantajoso.
As emoções que a vida nos impõe no dia-a-dia, exigem uma postura diferente e adequada a cada situação. É evidente, que na maior parte das vezes, as reações são espontâneas e emocionais.
O equilíbrio emocional é o resultado das reações exprimidas, quando existe um conhecimento interno. É esse conhecimento que vai estar diretamente ligado aos nossos pensamentos e atitudes.
O controlo sobre os seus impulsos, determina a maneira que seus problemas são resolvidos.
A avaliação inicial das consequências dos atos, é o diferencial que distingue pessoas com inteligência e maturidade emocional.
O que é importante não é a repressão das emoções, e sim a boa gerência e direcionamento das mesmas. Ressalto que a inteligência nem sempre está diretamente ligada ao equilíbrio emocional. Existem pessoal muito inteligente e equilibradas e outras que não disponham dessas duas características. Em simultâneo.
A autoconfiança e auto motivação são características importantes a serem desenvolvidas, afim de um posicionamento equilibrado na tomada de decisões pessoais e profissionais. Coloque em prática a sua capacidades de autocontrole todos os dias. No entanto, como já foi dito, isso não pode ser um motivo de repressão das suas emoções. Fortaleça emocionalmente e seja melhor como pessoa e como profissional.
Por Cheila Delgado