Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Páginas Amarelas de Cabo Verde

Tudo que procura, encontra nas Páginas Amarelas.

08
Mai18

Laser e programação neurolinguística

Páginas Amarelas de Cabo Verde

A formação de coaching que foi ministrada pelo formador Pedro Vieira, especialista em programação neurolinguística, teve como ponto central a compreensão do Laser como facilitador da compreensão dos perfis de cada pessoa.

 

O objetivo central foi ajudar a equipa das Páginas Amarelas de Cabo Verde a entender o poder que tem quando compreende o perfil de cada colaborador, de cada fornecedor, de cada cliente. Esse mecanismo de observação que dá pistas ao interlocutor de como adequar o seu comportamento para influenciar o comportamento do outro é a chave para que as relações interpessoais sejam mais eficientes e  nos ensina a pensar sobre soluções e resultados no desenvolvimento de capacidades (COMO FAZER) juntamente com a motivação para aplicar (POR QUE FAZER).

 

É claro que quanto mais compreender o outro, mais será a sua capacidade de influenciar as suas decisões e os seus resultados. Essas técnicas podem ser utilizadas tanto pelos gestores como pelos seus colaboradores, a fim de obter os resultados que foram programados.

Paginas Amarelas.jpg

 

Segundo Paulo Vieira os perfis de acordo com o laser podem ser caracterizados pelas seguintes cores:

 

Vermelho: aquela pessoa que está focada em resultados que beneficiam a si próprio inicialmente e posteriormente ao que vem ao seu redor. É aquele que tem um ego super aguçado e que está sempre a procura de reconhecimento, que para ele tem um grande valor. Para influenciar esse tipo de perfil é preciso que o locutor traga para a mesa questões que deixa um receptor mais orgulhoso e confiante. Aposte em elogios e engrandecimento dos seus feitos mas sem ser exagerado, pois esses perfis possuem um nível de inteligência que os fará perceber quando alguém quer apenas lhes levar na conversa.

 

Laranja: o perfil laranja é do tipo de pessoa que nunca passa despercebido. É bastante comunicativo e é atraído pela mudança e pelo novo. Raramente faz planos e está envolvido em vários projectos ao mesmo tempo. Não gosta de monotonia pois o que o fascina é a diferença diária. Caso o seu receptor tenha este perfil, traga novos projectos, nova maneira de fazer, e deixe a criatividade a solta, com certeza terás bons resultados.

 

Azul: esse perfil está directamente ligado ao abstrato, ao pensamento e ao raciocínio. Provavelmente como esse tipo de pessoa terás reuniões longas e muitas vezes inconclusivas. Este gosta de analisar cada detalhe das suas acções. Jamais farão algo sem planeamento e analise prévia.

 

Verde: as atitudes desse perfil está diretamente ligada ao bem-estar de todos. É o chamado “perfil fofo”. As suas decisões são baseadas na harmonia do grupo e seus actos terão em conta o que o outro sente ou pensa sobre o que e como está a fazer.

 

Para criar empatia com esse tipo de perfil é preciso que o seu discurso esteja voltado para o direcionado para a satisfação de todos, pois é o que mais faz sentido para o mesmo.

 

Se pararmos para refletir, todos nós temos histórias de vida, valores, crenças e motivações completamente diferentes, o que faz com que tenhamos percepções do mundo diferentes. Isso faz com que pessoas vejam as situações de formas distintas e, naturalmente, também reajam de forma diferente, o que pode interferir diretamente no relacionamento interpessoal.

 

O importante na observação do laser é perceber que todos têm características que pendem para todos os perfis. Entretanto, há sempre um perfil que destaca mais dependendo de cada pessoa. É essencial o entendimento de que estes podem ser trabalhados e adequados a cada situação que o emissor encontra-se. Isso vai depender do perfil do seu receptor e de que maneira poerá influenciá-lo.

 

Por:Cheila Delgado

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Carrefour

    Excelentes dicas, discutimos isso esta semana na e...

  • Anónimo

    Te amo maninha... Bjs

  • Alcinda

    Assino por baixo da grande entrevista dada por est...

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2016
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D